O amor à sexta-feira!
Nádia Mira
Há sextas em que o amor me soa a crust punk, noutras soa-me a um concerto para violino. Mas em todas elas o amor me soa a Motown!
A Motown Records, fundada em 12 de janeiro de 1959, em Detroit, foi a mais importante editora a gravar, lançar e promover artistas negros. Por ter criado uma sonoridade própria, construído uma estrutura artística e executiva consistente e levantado uma importante bandeira de causa social, a Motown tornou-se referência na música mundial e influenciou diretamente várias gerações.
The Supremes foram provavelmente o grupo com maior sucesso comercial da gravadora, com mais 100 milhões de discos vendidos.
Este girl group formou-se em 1959 e era constituído por Florence Ballard, Diana Ross e Mary Wilson. Inicialmente eram conhecidas como The Primettes.
Foi a 17 de junho de 1964, que este trio lançou o tema “Where did our love go” que se tornou num sucesso da noite para o dia.
Composto, escrito e produzido pela equipa Holland-Dozzier-Holland (uma equipa de composição e produção formada por Lamont Dozier e os irmãos Brian e Eddie Holland) “Where did our love go” foi o primeiro single do grupo a alcançar o primeiro lugar do Billboard Hot 100 Pop Singles nos Estados Unidos, um lugar que manteve por duas semanas, entre 16 e 29 de agosto.
Ironicamente, Mary Wilson, uma das fundadoras do grupo admite que a princípio até nem gostava do tema.
“Acho que nem gostávamos da canção. Eu pelo menos não gostava. Não sei o que a Flo e a Diane pensavam. Disse ao Eddie Holland, que colaborava nas composições, que se não conseguíssemos um sucesso os nossos pais iam enviar-nos para a universidade e nós cantávamos desde os 13 anos. Eu sabia que era isto que queria fazer para o resto da vida. Ponto final”, afirma Mary Wilson.
O tema foi, em 2016, indicado para preservação no National Recording Registry devido ao seu valor “cultural, histórico e artístico”.