O amor à sexta-feira!
Nádia Mira
Expoente M Rádio
Qualquer que seja a natureza da relação – romântica ou de amizade, familiar ou profissional – dificilmente esta será satisfatória se a comunicação o não for. São inúmeras, tanto verbais como não verbais, as formas que temos de comunicar mas, tal como os Tuxedomoon, continuo a entregar à palavra o lugar de protagonista.
“In a Manner of Speaking” é uma música dos Tuxedomoon, grupo experimental de pós-punk formado em 1977, em São Francisco, Califórnia. O tema integra o quarto álbum do grupo, Holy Wars, lançado em 1985, e é provavelmente a música mais conhecida da banda, embora tenham sido os Nouvelle Vague a popularizar a canção, retirando-lhe drama e introduzindo um tom adocicado que considero pouco apelativo.
O som dos Tuxedommon distancia-se de tons doces, assenta em violinos elétricos, guitarras e sintetizadores, e transporta-nos para um ambiente de cabaret new-wave de onde não queremos sair enquanto for noite.
“In a manner of speaking” contém um certo minimalismo romântico, que envolve e perturba, e levanta uma dicotomia interessante – por um lado, considera que existem sentimentos que estarão sempre para além das palavras e que se pode dizer tudo, sem nada dizer; por outro, entrega às palavras a omnipotência de tudo e nada dizer. Aparentemente contraditório, é na verdade um perfeito espelho da complexidade da comunicação e dos efeitos subversivos dos silêncios.
Por hoje, nem silêncios, nem meias palavras. É sexta-feira, e à sexta há sempre muito para dizer…