SAÚDE MENTAL

A Louca da Casa

         Carmo Miranda Machado

Embora não exista uma definição oficial de saúde mental para a Organização Mundial de Saúde, ao pensar neste conceito associo-o de imediato ao nível de qualidade de vida cognitiva ou emocional. A saúde mental não se reduz à ausência de uma doença mental. Pelo contrário, considero que uma das principais tarefas que nós, educadores e profissionais de ensino temos, hoje, é estarmos atentos a todos aqueles que, de uma forma ou de outra, viram afetada a sua saúde mental. Por vezes, são apenas pequenos sinais. A ansiedade que desperta e se torna visível, o medo, o desleixo, a incapacidade de reagir, por vezes chega mesmo a ser a desmotivação para acordar.

A notícia do Jornal Público, de dia 14 de junho de 2021, é inequívoca da gravidade deste tema: Inquérito realizado pelas Associações e federações Académicas de âmbito nacional, que contou com 4013 respostas, indica que 53% dos inquiridos demonstram, ter indícios de problemas do foro mental graves e 28% tiveram necessidade de tomar medicação.

Deixo-vos um pequeno vídeo contendo os depoimentos de alguns alunos, todos da minha direção de turma do 12ºano da Escola Secundária D. Dinis, em Lisboa, onde leciono Português há trinta anos (devidamente autorizados pelos respetivos pais e encarregados de educação) e de mim própria, sobre a necessidade de estarmos atentos ao outro e ajudarmos aqueles que neste período pós-pandemia viram a sua saúde mental ser devastada por uma quantidade infinita de fatores.

Não nos podemos curar no mesmo ambiente em que adoecemos. Parece uma frase feita mas não é. Por isso, ajude alguém à sua volta. Junte-se a nós e fique atento. Ouça. Não critique. Faça como nós. Dê a mão a alguém…

Advertisement

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s