a senhora que segue: Zaida Borralho

Zaida Borralho nasceu em Beja, em 14/12/1974, onde estudou até terminar o ensino secundário. Formou-se em Serviço Social e dedicou-se, mais tarde, à área da direção e gestão de projetos.

Sempre se encantou com a música, cantando desde jovem no coro da igreja, nos encontros de jovens e até em festivais, tendo ganho o Festival Jovem da Canção, em 1992.

O amor pelos Alentejo e pela cidade de Beja fizeram-na descobrir o gosto pelo Cante e pela escrita. Amanhã, dia 14/12/2021, às 13 horas, lançará online  “Saudade“, escrita e interpretada por si, realizando um sonho. Pode acompanhar tudo em http://www.zaida.pt

Zaida  é a Senhora que se segue no Expoente M.

logoMTem a vida que idealizava?

Atualmente sim! Pautada muitas vezes por lacunas que foram suprimidas após muito trabalho, dedicação e esforço.

Sempre construí a minha vida em princípios e valores sólidos, que faço por me acompanharem durante todo o meu percurso pessoal e profissional.

logoMA intervenção/participação na sociedade deve ser uma preocupação de todos? No seu caso como a pratica?

Claro que sim, efetivamente deve ser uma preocupação de todos! “As organizações rodeiam-nos, nascemos nelas e normalmente morremos nelas… É praticamente impossível delas escapar. São tão inevitáveis como a morte e os impostos.” Como diria Richard H. Hall.

Desta forma, tento ter o meu papel de mulher nas diferentes dimensões sociais, exigindo o direito de exercer direitos próprios específicos ligados à concretização de objetivos específicos.

Permitindo capacitar-me, adquirir confiança, melhorar desempenhos e partilhar solidária e coletivamente a aprendizagem e os saberes de origem adquiridos.

logoMComo vê a conciliação, atualmente, da vida profissional e familiar/social? Na sua vida existe esse equilíbrio?

Muitas vezes, essa conciliação é difícil, no sentido em que sou mãe, de uma adolescente e de um pré adolescente, e uma mulher com uma exigência profissional elevada, devido às funções que desempenho e que me obrigam  por vezes a deslocações ao estrangeiro e a falar todos os dias numa língua estrangeira. No entanto, esforço-me para que a minha vida familiar e profissional sejam o mais equilibradas possível, ficando, por vezes, a minha vida social aquém daquilo que eu desejaria.

logoMJá sentiu que a sua afirmação profissional e/ou pessoal foi dificultada ou condicionada por ser mulher?

Não, nunca me senti condicionada devido ao meu género. Sempre tentei demonstrar os meus créditos profissionais e pessoais através da realização do meu trabalho.

logoMO que é preciso para que as mulheres possam ver garantido o seu direito à igualdade? Como podem as mulheres contribuir para essa concretização?

Atinente a esta questão, considero, que é algo que tem de partir de nós mulheres através de uma mudança interior . A mulher deve ser um elemento de charneira na projeção da sua própria imagem, ou seja, deverá auto-valorizar-se, auto-afirmar-se, quer ao nível profissional , quer ao nível pessoal.

Para uma sociedade mais equitativa, é necessário, que a mulher tenha a coragem de cortar as “amarras” de determinados estereótipos associados ao seu papel na sociedade, ao longo dos tempos, tornando-o redutor e muito aquém , do verdadeiro valor e potencial feminino.

logoMQual é o seu maior sonho?

Eu não consigo ter apenas um, como diria Fernando Pessoa: tenho em mim todos os sonhos do mundo, mas há três coisas que são o superlativo dos meus “devaneios”: uma sociedade mais justa centrada nas pessoas, a redução do enfoque material atribuído nos dias de hoje, que tem vindo a tornar o ser humano cada vez mais fútil e superficial e o aumento da capacidade introspectiva e de análise que o Homem tem vindo a perder.

Para concluir, diria que a sociedade em que nos encontramos, não sendo perfeita, e nem o poderia ser porque é constituída por homens e mulheres imperfeitos, deveria tentar sanar determinadas “maleitas” como a fome, a guerra e a injustiça. Bem sei que o cumprimento de todos estes meus devaneios, seria o cenário idílico para a nossa sociedade e para o qual pretendo contribuir todos os dias ,mesmo que para muitos não passe de uma utopia.

Advertisement

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s