Violência contra as Mulheres, com Drama!

Marias

Leopoldina Pina de Almeida

Depois da alegria que foi a edição deste ano do Festival das Marias, vamos novamente assinalar uma data que a tod@s envergonha, e que marcou o início desta jornada em novembro de 2019, o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres, que infelizmente ainda faz sentido assinalar, que infelizmente ainda nos faz saber que não, ainda não conseguimos terminar com este drama diário para muitas de nós!

Muitos dados irão sair durante esta semana na comunicação e redes sociais, muitos números e gráficos e discursos e jornadas e artigos e posts e seminários e palestras e estratégias e linhas de apoio e financiamentos e projectos e comparações com outros anos e com outros países,… Mas na verdade, por detrás de tudo isso estão histórias de vida trágicas, mesmo ao nosso lado.

No dia 3 de Janeiro morreu a Elsa, a primeira mulher vítima de violência de género em Portugal no ano de 2022. Aqui, em Beja, a poucos minutos da minha casa. Conhecia-a. Conheço a filha e a mãe da Elsa, conheço o irmão do companheiro. Nunca falámos, mas cumprimentava-a quando me cruzava com ela na rua, sem nunca suspeitar a história que estaria por trás da sua vida terminada abruptamente. Quantas outras mulheres, pelas quais passamos sem ver, estão desesperadas no silêncio, fechadas em suas casas, sem saberem com quem falar, sem verem saídas possíveis para a teia onde estão presas, apesar de tantas linhas e números e projectos? Quantas mulheres chamadas Elsa, Alda, Sandra, Silvana, Lucília, Maria, Madalena, Marta, Sónia, Celestina, Sílvia, Assunção, Sara, Susana,… numa lista de quase 30, quando uma já seria demais? Quantas mulheres que só quando mortas nos provocam algum interesse pelas suas vidas, por saber o que se passou, como é que a situação teve aquele desfecho trágico?

Amanhã e depois de amanhã e até ao próximo novembro vamos continuar a sair à rua, tão ocupad@s que estamos com tantas números e projectos e artigos e posts que nos fazem navegar como sombras por entre os outros, mascarad@s de frases feitas e sorrisos e roupas e carros e linhas e projectos e números, ainda sem nomes, à espera da próxima lista negra a sair em novembro de 2023.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s