Marias
Leopoldina Pina de Almeida
Mais um ano de Festival d@s Mariazinh@s na Escola secundária Diogo de Gouveia, para assinalar o Dia Internacional das Mulheres!
Esta proposta, feita no ano passado por um grupo de alunas do 12º ano desta escola que, entretanto, já prosseguiram o seu caminho para o ensino superior, veio mesmo para ficar! Este ano com novos rostos, novas dinâmicas, continuidade de algumas propostas e novidades noutras.
Durante quase toda a semana, de 7 a 10 de março, temos a exposição de trabalhos “As mulheres e as Artes”; uma palestra sobre relações românticas tóxicas, com a psicóloga Angélica Azedo; sessões de cinema sobre violência no namoro, masculinidades, transsexualidade, seguidas de debate; um círculo de leitura sobre o livro “Todos devemos ser feministas” de Chimamanda Ngozi Adiche, dinamizado por Lorena Travassos da Greta-Livraria Feminista; sessões de esclarecimento dinamizadas pelas alunas do secundário sobre o que é o Feminismo, para as turmas do básico; venda de pins e sacos do Festival; perguntas surpresa pelos corredores da escola e muito mais…
O machismo é sistémico e cultural e podemos considerar que tod@s somos, em maior ou menor grau, machistas em desconstrução, sendo a educação fundamental para desmachismizar o pensamento e tornar o mundo mais igualitário entre mulheres e homens. Por isso, tal como fizemos em 2022, durante esta semana o trabalho é com @s mais nov@s. E basta passar uns dias nas nossas escolas para percebermos que ainda há muito para fazer…